Sou extremamente culta. Gosto de uma boa música, de livros e de poemas. Sou palavra e som. Notas dissonantes me fazem a cabeça. Procuro desvelar aquilo que está oculto. Provoco liames de sentido. Sempre reinauguro aquilo que já se havia conhecido. Para mim, a leitura uniforme é pobre. Pode ser que não comunguemos da mesma ideia, mas para isso existe a transmutação de correntes; A leitura é trampolim. Supera as amarras. Supre carências. Promove a ludicidade e o deleite. Se você não lê, é obsoleto. Do contrário, é profícuo.


Andressa.
Todos os Direitos Reservados ®

18.11.10

A inteligência da Música Popular Brasileira

Roda mundo, roda gigante
Roda moinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração... (8)



Uma das coisas mais interessantes de Chico Buarque é facilidade com que este coloca movimento nas letras da música. O trecho da música "Roda Viva", além de ser lindo, nos dá a sensação de rotatória, o tempo passa num instante, passa rapidamente, rodando em torno do nosso coração, que continua batendo para sobreviver. As coisas acontecem, você se mantém vivo, coisas tão naturais quanto ao mundo rodando.
E no final dos versos a música acelera dando a ideia de confusão, da roda que tudo leva consigo, tudo que encontra à sua frente, sem dar chances para respirar. Reflexo da saída do Estado Novo. Ditadura Militar.



Segue abaixo o link para quem quiser ouvir a música "Roda Viva":
http://www.kboing.com.br/chico-buarque/1-42569/#

Nenhum comentário:

Postar um comentário